terça-feira, 30 de novembro de 2010

Para que serve o Twitter?

O Twitter é uma comunidade virtual focada em responder uma pergunta bem objetiva: “o que você está fazendo neste instante?”. Os participantes devem respondê-la com apenas 140 caracteres.
Cada usuário tem a sua própria página e uma lista de contatos. Nesta página, lê-se as mensagens de todos que pertencem a rede deste usuário.

Foi criado em 2006 e tem ganhado cada vez mais popularidade na web, inclusive no Brasil.
Por isso, fomos tentar perceber do que se tratava.
Seguem, portanto, as minhas primeiras impressões, exatamente nesta ordem de ocorrência:
  • A primeira: o Twitter é uma inutilidade. Eu lá quero saber o que os outros estão fazendo?! E lá tenho tempo de ficar escrevendo sobre o que estou fazendo neste instante?!
  • Porém, o mais engraçado – e por isso acaba por não ser tão inútil assim – é que boa parte das pessoas que lá estão, NÃO usa o Twitter para dar satisfação de suas vidas (“estou a escovar os dentes”, “estou cozinhando” etc.). 
 A maioria das que encontrei apropria-se da ferramenta para:
  1. Divulgar os posts de seus blogs;
  2. Fazer marketing pessoal ou empresarial;
  3. Encontrar pessoas com os mesmos interesses e tentar tirar algum proveito disso;
  4. Pedir ajuda, mandar recados e afins. Ou seja, aumentar a rede de uma forma muito ágil (e diria até bem obsessiva);
  • À primeira vista, o Twitter parece uma espécie de “chat”. Mas em se tratando de conversações, vai além de uma sala de bate-papo. E também se diferencia do MSN ou do Google Talk. Por quê? Pode ou não ser síncrono: as mensagens ficam todas registradas em cada página de usuário e este as responde quando lhe apetecer. Os diálogos são públicos. Qualquer um pode acompanhar as suas conversas. É possível saber quem são os contatos de seus contatos. Está mais para um “mass-messenger” a la Orkut. Resumo: parece com muita coisa que já conhecemos, mas é originalmente diferente em alguns aspectos.
  • É um sistema meio tosco. Não há ferramenta de busca, a customização de design é limitada. Não é possível publicar imagens nem editar o texto publicado.
  • Por outro lado, apresenta algumas funcionalidades bem interessantes: é possível enviar mensagens tanto via web quanto pelo Jabber e Gtalk e ainda por telefone celular. Além disso, fornece o script para ser agregado a um blog ou página pessoal.
  • Bom, parece-me que o Twitter atrai os usuários devido ao seu alto nível de ludicidade. Uma vez que reúne muita gente, acaba servindo para qualquer coisa: desde estabelecer contatos pessoais e profissionais até fazer campanhas políticas. Poderia até ser bem aproveitado no ciberjornalismo
Enfim, com seus mil defeitos e mil qualidades, não posso dizer que esse ferramente é verdadeiramente inutil, pois eu mesma tenho e acho uma forma muito boa de marketing, como já citei acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário